Pernambuco é o Estado que mais investe em saúde no Nordeste

Na manhã desta segunda-feira (12.08), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), recebeu o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e uma parte de seu corpo técnico, para tornar público as ações do quadrimestre 2019 direcionadas à Pasta. Após a apresentação dos dados na Comissão de Finanças, o deputado estadual, Isaltino Nascimento, repercutiu as informações no Grande Expediente do Plenário.


“Mesmo com o boicote do Governo Federal ao nosso Estado, o Governo de Pernambuco investiu 1,4 bilhão de recursos próprios, na área da Saúde. O que faz com que sejamos o estado que mais investiu em saúde no Nordeste”, comentou Isaltino.


Ainda segundo o relatório da secretaria de saúde, o percentual exigido pela Constituição defende a injeção de 12% no setor. Porém, o Governo de Pernambuco conseguiu a marca de 15% de investimentos com recurso exclusivamente azul e branco (verba estadual).
O Estado conta com 17.563 leitos, dos quais 9.850 são vinculados ao governo estadual. “Isso quer dizer que quando o governador Paulo Câmara pensa a política, ele foca na população e utiliza a verba do Estado para garantir isso”, enfatiza o deputado.


Líder do Governo, Nascimento ainda ressaltou que os avanços de Pernambuco se dão pela seriedade e senso de responsabilidade do governador Paulo Câmara – que foi reconduzido ao cargo, nas últimas eleições. “Enquanto o Governo Federal quer vender o País, para subjugar os serviços públicos, o Governo Paulo Câmara atravessa a recessão que estamos passando desde 2015/2016 com bons índices relacionados à saúde, educação e segurança”, conclui.
Para finalizar, Isaltino convidou a todos e todas para estarem presente no Tsunami da Educação – o manifesto popular marcado para amanhã (13.08), às 15h, na Rua da Aurora, e que defende a educação pública do País e luta contra o desmonte da educação nacional.